Blog
Leveza, Lian Gong e Estudo de Idiomas
- 04/08/2014
- postado por Igor Barca
- Categoria: Dicas de estudo Material gratuito
[player url=”http://alunosdoestude.com.br/alunos/wp-content/uploads/2014/08/Leveza.mp3″][/player]
[resumo do podcast]
Tive esse insight enquanto estava praticando uma arte corporal chinesa, o Lian Gong. O que melhor pude tirar dessa arte, até agora, foi o conceito do esforço correto. Quando fazia um movimento com os braços, percebi que não precisava deixá-los tensionados, pois este mesmo movimento poderia ser feito de forma mais leve, sem a menor tensão. Essa tensão desnecessária que colocamos em determinadas partes do corpo (no pescoço, na coluna, nas pernas, por exemplo) é uma das grandes causas de dores corporais e também do agravamento do estresse.
Certo. Mas o que isso tem a ver com idiomas? Acredito que não haja nada tão relacionado ao estudo quanto o nosso estado mental no momento da aprendizagem. A tensão errada nos fará perder tempo ou falhar. Não adianta afrouxar demais e estudar apenas quando der vontade e também não adianta estudar muito de forma tensa.
Esse estado de tensão mental ao qual estamos submetidos todos os dias e cada vez mais pode complicar muito nossa vida. E como se livrar dele? Como podemos fazer o esforço correto? Bem, aqui vão algumas dicas:
1. Sua progressão deve ser medida em pequenos passos;
2. Relaxe e goze;
3. Tenha um planejamento de estudos;
4. Agora é hora de estudar.
Óbvio que há muitos outros modos de alcançar a tensão correta, mas é preciso que você se observe melhor, entenda o que está te deixando tenso e busque soluções para melhorar, para atingir o esforço correto. Lembre-se que um violão com cordas frouxas não pode ser tocado e que cordas muito tensas podem arrebentar. É preciso afinar o violão com a tensão correta para que ele possa dar o melhor de si. Afine sua mente e bons estudos!